Plano cartesiano e coordenadas geográficas no ensino médio: uma proposta de sequência didática articulando matemática e geografia

Araújo, Nilmara Farias de

Resumo

A presente monografia constitui-se em uma pesquisa bibliográfica voltada para explorar a interconexão entre a Matemática e a Geografia, utilizando conceitos matemáticos, como aqueles relacionados ao plano cartesiano, para elucidar e trabalhar com as noções de coordenadas geográficas no contexto da Educação Básica. Destaca como o ensino dessas noções pode ser enriquecido por meio da compreensão dos princípios matemáticos subjacentes. O objetivo geral é propor uma Sequência Didática que integre os campos da Matemática e da Geografia, especificamente no ensino do Sistema de Coordenadas Cartesianas e Geográficas para o 1º ano do Ensino Médio. Essa abordagem visa promover a ideia da teoria interdisciplinar, que preconiza a construção do conhecimento de maneira integrada, evitando sua fragmentação. Para tanto, oferece um trabalho que serve de guia para os professores, apresentando material que pode ser utilizado no planejamento didático, com o intuito de fomentar a construção coletiva do conhecimento por meio de atividades práticas, recursos visuais e exemplos concretos, visando uma aprendizagem significativa e facilitando o processo de ensino.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.