Acessibilidade espacial em laboratórios de construção civil: análise dos ambientes educacionais no IFPB - campus Cajazeiras

Silva, Daniel Faustino da

Resumo

O acesso autônomo e seguro a espaços, edifícios, equipamentos urbanos, transporte e informações é fundamental para garantir a plena participação das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida na sociedade e assegurar o cumprimento de seu direito constitucional à igualdade, sobretudo em ambientes educacionais. A acessibilidade arquitetônica desempenha um papel crucial ao viabilizar o acesso a todos os espaços e edifícios urbanos, contribuindo para a inclusão dessas pessoas na sociedade. Nesse contexto, o objetivo deste estudo é investigar as condições de acessibilidade espacial nos laboratórios de geotecnia, topografia, materiais de construção e tecnologias construtivas dos cursos de Engenharia Civil e Edificações no IFPB – Campus Cajazeiras. Inicialmente, foi realizada uma revisão da literatura sobre conceitos, legislações e normas relevantes ao tema. Para assegurar a precisão e consistência nas avaliações dos ambientes, utilizou-se um checklist baseado nos parâmetros da norma ABNT NBR 9050/2020, escolhido pela praticidade e objetividade que oferece. Após estas observações, constatou-se que, apesar de alguns aspectos estarem em conformidade com a NBR 9050/2020, há necessidade de várias adaptações para promover a inclusão social e acessibilidade para toda a comunidade interna e externa do IFPB – Campus Cajazeiras. Para alcançar essa meta, é fundamental adotar medidas que eliminem essas barreiras, como a instalação de rampas adequadas, piso antiderrapante, corrimãos em todas as áreas e sinalização tátil. A acessibilidade, nesse contexto, torna-se essencial, especialmente nos cursos de Engenharia Civil e Edificações.

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