Proposta de implementação do Programa 5S no IFPB - Campus Avançado Areia

Silva, Pedro Luis Araújo

Resumo

Os princípios norteadores do Programa 5S são originados na cultura oriental, notadamente a japonesa. Calcado nos sensos seiri (utilização), seiton (ordenação), seiso (limpeza), seiketsu (padronização) e shitsuke (autodisciplina), o programa visa a melhoria contínua dos processos nos quais é implementada, objetivando que, com o devido esmero, seus resultados tenham máxima eficiência e excelência na qualidade. Inicialmente voltado ao segmento industrial, após quase 80 anos da sua concepção, a cultura dos cinco sensos se difundiu para o gerenciamento de processos de variados nichos, desde corporativos até individuais, sendo aplicada nos mais diversos contextos além da indústria, como nos setores de comércio, serviços, educacionais e, até mesmo, pessoais. Baseado na revisão do estado da arte, este trabalho se dedica a construir uma proposta de implementação do Programa 5S no Campus Avançado Areia do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), promovendo as adequações necessárias à realidade do local, visando a sua adoção por parte da gestão institucional. Para tanto, na primeira seção é feita a introdução ao tema, voltada ao contexto histórico da metodologia dos sensos, bem como do local proposto para aplicação; na segunda seção é apresentado o arcabouço teórico que embasa o tema, nos aspectos que vão desde a caracterização do processo alvo, delimitação das fases de implementação, bem como as estratégias de avaliação para a manutenção do programa; na terceira seção é explicitada a metodologia de execução do projeto; na quarta seção, os resultados esperados e suas possíveis implicações são elencados; já na quinta e última seção são listadas as referências utilizadas. Destarte, propõe-se a aplicação da metodologia 5S no Instituto Federal da Paraíba - Campus Avançado Areia a fim de colocar em prática os cinco sensos, melhorando a estrutura e a qualidade da organização, de forma contínua.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.