PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA: Aplicação de um mapa de risco ambiental a partir de uma visita técnica

Santos, Geisiane Bárbara Inácio dos.

Resumo

Na área educacional, há o compromisso de superar o desafio de integrar os conhecimentos teóricos e práticos, visando atender às exigências dos estudantes que buscam ingressar no mercado de trabalho. Deste modo, a visita técnica desempenha um papel crucial como recurso didático-pedagógico para aprimorar a educação. Durante esse evento, os alunos têm a oportunidade de observar de perto os conceitos abordados em sala de aula, tornando o processo de aprendizagem mais envolvente e significativo. Diante do exposto, a justificativa para realização deste trabalho originou-se da oportunidade de preparação dos alunos do curso de técnico em segurança do trabalho a terem a experiência prática da aplicação do mapa de risco em campo. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é descrever uma intervenção pedagógica que consiste em elaborar um mapa de riscos ambiental utilizando uma planta baixa do ambiente analisado após uma visita técnica a uma empresa definida pelo professor. Para fundamentar o trabalho são referenciados alguns temas como mapa de risco, higiene ocupacional e seus tipos de avaliações. A metodologia apresenta a descrição da atividade, dos recursos necessários, o desenvolvimento contendo os três momentos da atividade e a forma de avaliação. Espera-se que os alunos explorem suas habilidades e competências pessoais em termos de colaboração, autonomia, comunicação e participação ativa e que a visita técnica no âmbito escolar possa proporcionar a experiência prática da aplicação da ferramenta em campo mostrando a realidade para uma conduta futura no mercado de trabalho.

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