INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA PARA O CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO: DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS

Oliveira, Diego José Gomes de.

Resumo

O reconhecimento da importância do empreendedorismo para a sociedade é um consenso, principalmente pelo avanço significativo do número de pessoas que resolvem abrir o seu próprio negócio. Empreender, nesse sentido, desponta como uma das grandes possibilidades de transformação da realidade do indivíduo e daqueles que estão a sua volta. Sendo assim, dada a importância do tema e as suas implicações econômicas e sociais, pesquisadores têm se dedicado a entender como as competências empreendedoras são adquiridas e aprimoradas por essas pessoas, bem como, o papel que a educação assume em todo esse processo. Diante dessas constatações, o presente artigo apresenta uma intervenção pedagógica que objetiva estimular o desenvolvimento de competências empreendedoras nos alunos da disciplina de Empreendedorismo do curso Técnico em Administração. A discussão teórica está baseada no levantamento bibliográfico de autores que guiaram debates sobre empreendedorismo, o que é ser empreendedor e competências empreendedoras, além de discussões relacionadas à educação para empreendedores. Quanto aos procedimentos adotados para a condução da intervenção, utilizou-se a pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa. A atividade proposta será a identificação de oportunidades de negócios através dos grupos em sala. Como instrumentos metodológicos, será aplicado um questionário de avaliação em duas etapas: antes e depois da intervenção, a fim de capturar as percepções dos alunos ao longo destes dois momentos. Além disso, haverá a observação constante dos estudantes, por parte do docente. Esse acompanhamento será registrado em um diário de campo, a fim de perceber todas as respostas e estímulos por parte dos alunos, ao longo de todo o processo de desenvolvimento. Os resultados esperados da proposta de intervenção envolvem as possibilidades da junção da teoria com a prática, o que estimula o ensino-aprendizagem. Espera-se, também, que ocorra o desenvolvimento significativo das competências empreendedoras, as quais os discentes possam compreender que podem ser estimulados através da prática.

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