PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA - ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA A PARTIR DAS ARTES GRÁFICAS: UMA GALÁXIA DE INOVAÇÃO A SER EXPLORADA PELO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CAMPUS CAMPINA GRANDE.

Alves, Antônio Cláudio da Silveira

Resumo

Este artigo apresenta uma proposta de intervenção pedagógica para ser utilizada em atividades multidisciplinares a partir das Artes Gráficas. O estudo foi feito com base na experiência profissional do autor e conduzido a partir de pesquisa bibliográfica com autores das áreas de Design, Comunicação, Design Gráfico, Educação Profissional, Inovação e Artes Gráficas. A sequência do estudo segue uma lógica pré-estabelecida, onde o Design nos conduz nas atividades projetuais; a Comunicação é apresentada no contexto histórico como resultado das ações que envolvem os processos de Design Gráfico nas Artes Gráficas; a Educação Profissional e Tecnológica é trazida como possibilidade de ser utilizada como instrumento de formação multidisciplinar; e a Inovação como demanda emergente nas ações educacionais contemporâneas. O objetivo inicial desta pesquisa foi estimular a multidisciplinaridade a partir das Artes Gráficas, mas deu origem a outras três outros objetivos: 1 - Incentivar a participação de alunos em ações de ensino, pesquisa, extensão e inovação; 2 - Correlacionar as disciplinas da formação geral com as atividades técnicas e tecnológicas que envolvem as Artes Gráficas; 3 - Conceituar e entender o que é Arte Gráfica, o que a identifica e a diferencia das Artes Gráficas. Este trabalho apresenta como a multidisciplinaridade pode ser aplicada em ações de ensino, pesquisa, extensão e inovação, a partir da correlação das disciplinas da formação geral em pesquisas e práticas concomitantes com as atividades técnicas e tecnológicas que envolvem as Artes Gráficas na educação profissional. A aplicação de ações práticas, guiadas pelos resultados destes estudos, poderá contribuir substancialmente com o desenvolvimento de habilidades e competências profissionais de estudantes em todos os níveis de ensino, nas mais variadas disciplinas, seguindo a linha de raciocínio construída ao longo deste TCC. As pesquisas em Arte(s) Gráfica(s) ainda têm muito a nos oferecer, mas precisam ser resgatadas do lugar comum onde sempre foram colocadas através dos milênios. Entendemos que as disciplinas que abordam a linguagens gráficas (visuais), deveriam fazer parte das grades curriculares desde os anos iniciais em nosso sistema educacional, pois se tratam de uma verdadeira galáxia de conhecimentos, que são trabalhados de forma majoritária apenas em cursos técnicos e superiores, para fins específicos das demandas de consumo de nossa sociedade.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.