PROPOSTA DE INTERVEÇÃO PEDAGÓGICA: VISITA TÉCNICA EM UMA EMPRESA DE TELECOMUNICAÇÕES: UMA FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NO CURSO TÉCNICO EM ELETRÔNICA

Cavalcante, Mariselma de Vasconcelos

Resumo

O presente trabalho indica uma proposta de intervenção pedagógica na educação profissional direcionada ao Curso Técnico em Eletrônica. O objetivo geral é refletir sobre a importância da visita técnica in loco para a formação acadêmica do aluno do curso Técnico em Eletrônica. Para isso, demonstra a importância da visita técnica, como possibilidade de estabelecer um processo de ensino e aprendizagem significativo, como também, o desenvolvimento e o aperfeiçoamento das competências necessárias para uma formação acadêmica de excelência. A interação com o meio externo delega vários desafios ao docente, especialmente no planejamento, na execução, na reflexão interdisciplinar e nos métodos adotados em salas de aula. Nesse contexto peculiar, o referido estudo apresenta como propositura: conhecer alguns equipamentos utilizados em uma empresa de telecomunicações como forma de aprimorar os saberes-fazeres técnico-profissionais, facilitando o desenvolvimento de conhecimentos sólidos, habilidades específicas e atitudes/valores para o exercício ocupacional qualificado. O referencial teórico do trabalho versa sobre três pontos principais: a apresentação de elementos peculiares do Curso Técnico em Eletrônica, de acordo com alguns documentos norteadores; a interligação entre esse curso e a área de Telecomunicações; e o aporte das visitas técnicas para a formação operacional. O traçado metodológico previsto será composto por algumas atividades a serem desenvolvidas com os alunos do Curso de Eletrônica, do IFPB, antes, durante e após a realização da visita técnica. Com essa atividade extracurricular, espera-se promover nos alunos, a motivação e o senso critico para a construção de conhecimentos diversificados de modo contextualizado, além de propiciar a identificação e a visibilidade das práticas profissionais, proporcionando assim, a fusão entre teoria x prática, e sala de aula x exercício laboral.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.