PROPOSTA DE INTERVENÇÃO: MENTE SÃ, ESTUDOS BONS: ENFRENTANDO A ANSIEDADE ESTUDANTIL

Ferreira, Vitória da Cunha

Resumo

A ansiedade, considerada uma resposta natural e necessária à sobrevivência humana, pode tornar-se patológica quando manifestada exageradamente, impactando de modo negativo a qualidade de vida dos indivíduos. No âmbito escolar, diversos fatores contribuem para que os estudantes desenvolvam o transtorno de ansiedade. Diante disso, o presente estudo objetiva apresentar uma proposta de intervenção pedagógica denominada “Mente Sã, Estudos Bons: Enfrentando a Ansiedade Estudantil” aplicada com alunos do Curso Técnico em Cuidados de Idosos da Educação Profissional e Tecnológica, do Instituto Federal da Paraíba, campus João Pessoa/PB, localizado na capital paraibana. É importante frisar que, promover o bem-estar emocional aos estudantes é fundamental para obter bons resultados nas suas futuras atividades laborais. Para tanto, ofertar ferramentas de enfrentamento da ansiedade e da criação de um ambiente escolar mais saudável e favorável à saúde mental é uma grande estratégia a ser explorada na área da educação. A metodologia adotada deu-se por meio de uma pesquisa bibliográfica e descritiva com abordagem qualitativa e utiliza uma visão abrangente de vários autores sobre ansiedade, especialmente sobre ansiedade no contexto educacional e no cuidado ao idoso, além da elaboração e apreciação de uma proposta de intervenção a ser aplicada com alunos do curso técnico em Cuidados de Idosos. No tocante aos resultados, espera-se o aprofundamento da compreensão da ansiedade e a capacitação dos alunos com ferramentas eficientes para lidar tanto no ambiente educacional quanto no futuro profissional, como cuidadores de idosos.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.