CAMPUS NO CAMPO: CONHECENDO EXPERIÊNCIAS AGROECOLÓGICAS EXITOSAS NAS REGIÕES DO PAJEÚ E SERRA DO TEIXEIRA-PB.

Diniz, João Abílio

Resumo

.Na EPT - Educação Profissional e Tecnólogica contemporânea faz-se necessário a busca de habilidades e capacitações em diferentes níveis e modalidades de práticas, destacando-se nestes aspectos as empregabilidades de metodologias participativas e ativas como ferramentas complementares importantes nos processos de ensino e aprendizagem. Neste contexto as visitas técnicas constituem-se em alternativas plausíveis, à medida que proporcionam engajamentos mais efetivos dos participantes em benefício da boa formação acadêmica e profissional. Assim, o objetivo deste foi vivenciar, através de visitas técnicas, a interdisciplinaridade e a interprofissionalidade com diversos participantes discentes, docentes e técnicos administrativos em atividades agroecológicas de forma prática, inclusiva e humanística, aproveitando as facilidades e as potencialidades regionais em volta do IFPB Campus Princesa Isabel. Para tanto, escolheu-se a turma do 1º Ano da disciplina Agroecologia do Curso Técnico em Meio Ambiente visando, de forma conjunta e em três localidades diferentes na Paraíba e em Pernambuco, conhecer experiências regionais exitosas em ambientes semi-áridos do nordeste do Brasil. Os resultados foram promissores, podendo-se evidenciá-los tanto nas bem sucedidas interações técnicas e recreativas dos participantes com os anfitriões dos empreendimentos rurais visitados como também nas consolidações das interdisciplinaridades e interprofissionalidades registradas. Ademais, foram desenvolvidas ações inclusivas e humanísticas, refletindo positivamente na aprendizagem e formação profissional dos estudantes. Independentemente de vulnerabilidades sociais e de deficiências físicas, intelectuais, visuais, surdas-auditivas e outras todas/os tiveram acessibilidades facilitadas as informações e as tecnologias apresentadas. Portanto, as visitas técnicas inclusivas e humanísticas podem e devem ser incentivadas e diversificadas na EPT na formação acadêmica e profissional de cidadãos com foco numa sociedade mais justa, democrática e sustentável, estabelecendo-se sempre que possível a interdisciplinaridade e a interprofissionalidade. Precisam, ainda, serem desenvolvidas constantemente ao longo de todo o ano letivo e, até mesmo, se constituírem como metodologias participativas e ativas em partes essenciais de um relevante Projeto Institucional do IFPB Campus Princesa Isabel.

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