Utilização de simuladores e sua relação com as aulas práticas no curso técnico de Automação Industrial

Evaristo, Perkson da Costa

Resumo

O presente artigo tem como cerne a utilização de simuladores nas aulas práticas, das disciplinas de microcontroladores e sistemas lógicos programáveis, do curso técnico de Automação Industrial. A educação profissional tem como objetivo formar estudantes com capacidade técnica para atuar nos setores de indústria que demandam cada vez mais habilidades dos profissionais contratados pelo setor de tecnologia. O estudo tem como objetivo analisar como os simuladores conseguem melhorar a compreensão das matérias que exigem programação e prática pelos alunos para estabelecer uma sequência metodológica. Estabelecendo uma sequência metodológica, a qual primeiro apresenta a teoria, seguido da prática e por último as simulações, assim como a sequência de teoria, simuladores e por último a prática. Quando os simuladores são utilizados durante as aulas, permite ao professor verificar qual a melhor sequência metodológica deixa os alunos mais confiantes para a realização das montagens práticas e mais capacitados para um desafio profissional do mercado de trabalho. Permitindo assim, que o professor possa ter em mãos uma análise quantitativa, para fortalecer a interação com a realidade virtual dentro do processo de ensino e aprendizagem. A conclusão desse estudo indica a importância dos simuladores para uma compreensão sólida de conhecimento dos estudantes para executar as aulas práticas com menor número de erros, assim como aperfeiçoar as metodologias de aprendizagem das disciplinas de microcontroladores e sistemas lógicos programáveis do curso técnico de Automação Industrial, destacando a integração dos simuladores para uma estratégia eficaz para a formação dos estudantes.

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