CRIAÇÃO DE UM JOGO EDUCATIVO PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE - TDAH

Pereira, Hermison Gustavo do Nascimento

Resumo

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH é um transtorno neurobiológico, que geralmente aparece na infância e muitas vezes acompanha a criança na fase adulta. Esse transtorno é caracterizado por três sintomas: desatenção, impulsividade e hiperatividade física e mental. Essas características são uns dos fatores que dificultam a criança a executar atividades normais do seu cotidiano, atrapalhando na concentração e participação na escola, e criação de amizades. Outro problema é que são vistos como desatentos, preguiçosos, baderneiro e etc. Este trabalho tem como objetivo ajudar este público a compreender um conteúdo de forma dinâmica e lúdica. Para este trabalho foi utilizado os princípios do design gráfico para elaborar um jogo de cartas que adaptasse um conteúdo do ensino de história do ensino fundamental 1 e foi utilizado o método de Munari (2008), qual consiste em 12 partes que seguem uma ordem lógica e fácil compreensão. Após o levantamento bibliográfico foi escolhido o jogo da memória. Ao analisar o jogo da memória, foi percebido uma maior dinâmica na adaptação do conteúdo. A finalidade dessa proposta é auxiliar a aprendizagem de conteúdos educativos para crianças com TDAH. Por fim, o designer gráfico poderá unir conhecimentos das áreas de psicologia, neurologia, pedagogia, dentre outros, para aplica-los na elaboração e desenvolvimento de um jogo.

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