EDUCAÇÃO SEXUAL: UMA ANÁLISE DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA DO IFPB

Felicio, Kaloane Fernandes

Resumo

A temática educação sexual ainda é um tópico bastante delicado quando se é pensada em trabalhar em sala de aula, pois é um tema cercado de preconceito. Apesar de inúmeros conteúdos serem desenvolvidos nas instituições de ensino, educação sexual ainda é um tabu. Acredita-se que no ensino superior a desmistificação desse conteúdo acontece de forma mais densa, porém não é bem assim que acontece. O trabalho em questão é uma análise documental feita a partir dos Projetos Pedagógicos dos 9 cursos de licenciatura do IFPB, que acontecem na modalidade presencial, propondo mostrar como e de que forma o tema educação sexual aparece nesses documentos. A coleta de dados foi feita a partir de documentos disponíveis no site do IFPB. Todos os 9 Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) foram analisados por palavras-chave definidas pela autora, divididos em um quadro, delimitados e organizados em ordem alfabética. Logo abaixo do quadro, constam tópicos especificando o que foi encontrado em cada documento. Constatou-se que em alguns cursos, o assunto em questão é trabalhado de forma mais abrangente e assídua, porém em outros, o tema sequer é citado, fato que impacta de maneira negativa na formação desses licenciandos, já que um docente precisa estar capacitado para conseguir passar conteúdos com temáticas diversas, bem como educação sexual, tendo em vista a importância deste tema, na formação de um futuro docente.

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