ANÁLISE GRÁFICA DE LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Lima Júnior, Edvan Barbosa de

Resumo

Este estudo contempla uma perspectiva de análise de um livro didático de língua portuguesa do Ensino Fundamental I, mediante a cultura de projetação gráfica, à luz do professor-pesquisador André Villas-Boas. O objetivo é analisar o projeto gráfico do livro didático de língua portuguesa do 2º ano do Ensino Fundamental utilizado pela rede pública municipal de ensino de João Pessoa, capital paraibana, no período 2019-2022, sob a ótica do Design Crítico. Trata-se de uma pesquisa que focaliza a metodologia de análise crítica (VILLAS-BOAS, 2009), a partir da identificação de elementos técnico-formais e elementos estético-formais. A análise em questão evidencia o fato de que a percepção e a utilização de tais elementos, de forma sistemática, promovem celeridade no processo de criação de projetos gráfico-editoriais. Além disso, proporciona aos designers editoriais uma visão mais ampla e sem ruídos no momento de concepção de novos projetos. Logo, coerente com a premissa do livro didático, a de clareza e objetividade no âmbito da apresentação das informações pedagógicas.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.