Educação Ambiental: O papel da academia frente a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável

Santos, John Kennedy Soares dos

Resumo

Frente a um cenário de desequilíbrio ambiental e social no mundo, a Organização das Nações Unidas - ONU, cria em 2015 o plano de cooperação mundial: “Transformando o Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”. Com foco no compromisso com as gerações futuras, a presente pesquisa objetiva realizar oficinas integrativas, participativas e colaborativas com temáticas voltadas à Educação Ambiental, junto aos discentes do curso Técnico de Meio Ambiente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB, Campus Cabedelo, com o objetivo de fortalecer o ensino e a aprendizagem com a aplicabilidade da Agenda 2030 no cotidiano, através da criação de projetos de extensão à comunidade pelos discentes ao fim das oficinas. Sendo esta pesquisa qualiquantitativa realizada através de revisão bibliográfica, do tipo narrativa com natureza de pesquisa aplicada, caracterizando-se como estudo de caso. Desta forma, espera-se da pesquisa um ganho no que concerne à fixação do conhecimento pelos discentes no processo de ensino e aprendizagem da disciplina de educação ambiental com a temática Agenda 2030, estimulando a criatividade, interações sociais, articulação de ideias e apresentação organizada de propostas de projeto de extensão junto à comunidade que possam materializar ações de aplicabilidade da agenda 2030 no cotidiano, buscando de forma integrada a academia e comunidade estratégias para um mundo melhor.

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