Ludicidade no ensino médio integrado: uma motivação no processo de ensino-aprendizagem de energias renováveis

Reges, Jonas Platini

Resumo

Este trabalho tem como objetivo principal analisar a utilização do lúdico como ferramenta para estímulo na participação dos (as) alunos (as) no processo de ensino-aprendizagem do curso técnico integrado em sistemas de energia renovável. É realizada uma pesquisa de cunho qualitativo-quantitativo, sendo uma pesquisa-ação de natureza aplicada e de objetivo exploratório. A pesquisa ocorreu através das aulas com o layout dos slides em formato de jogos de 8-bits, os slides foram elaborados na ferramenta digital Canva, o conteúdo programático destas aulas foram grandezas elétricas: potência e energia elétrica. Como forma de avaliação das aulas, foi construído um questionário no google forms e aplicado na última aula. Os resultados obtidos apontaram que a utilização desse formato de aula proposto facilita a compreensão e torna a aula mais atrativa, contudo vale destacar que esse método não agradou a todos(as). Logo, a utilização da ludicidade não deve ser a única metodologia aplicada, mas um conjunto de metodologias devem ser explorado em sala de aula. Sendo assim, o ideal é que o(a) professor(a) possa inovar em sala de aula, aplicando várias metodologias deixando a aula mais atrativa e dinâmica.

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