Uma proposta de experimento a ser aplicado no ensino de química utilizando a temática da nanociência e da nanotecnologia

Martins, Rafael Dos Santos

Resumo

Este trabalho aborda a experimentação com nanopartículas de ferro (NpmagFe) nas aulas de Química, considerada como um importante recurso didático e como ferramenta facilitadora no processo de ensino e aprendizagem para diferentes conteúdos e conceitos químicos. O objetivo deste trabalho é elaborar um experimento voltado ao ensino de química que envolva conceitos de nanociência e nanotecnologia para o ensino de química, cujo experimento com nanopartículas de ferro (Npmag-Fe) realizado por Tasca et al.,(2014) foi adaptado para as aulas de química realizadas com uma turma do 2º curso de Informática integrado. As aulas foram realizadas no laboratório do curso superior de licenciatura em Química do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) – Campus Sousa. A metodologia do trabalho engloba duas etapas de grande importância, a saber: a primeira, a adaptação do experimento de Tasca et al.,(2014), no qual foram levados em conta os reagentes disponíveis e os equipamentos para a realização do experimento a fim de obter o resultado adequado. O segundo ponto foi a aplicação da plástica de forma demonstrativa para os alunos observarem conceitos teóricos na prática. O experimento foi realizado em quatro aulas cada uma de 45 minutos, nas quais foram estudados conceitos teóricos que seriam vistos na realização do experimento, como estequiometria e cinética química. Assim, um experimento químico quando bem elaborado e executado, pode agregar mais valor às aulas práticas, atraindo a atenção dos alunos com conteúdo abordado em conexão com outras áreas do conhecimento dos alunos.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.