Desafios dos professores do ensino fundamental da cidade de Araruna - PB em utilizar as TDIC’s em meio a pandemia do COVID- 19

Ferreira, Edilson da Costa

Resumo

Neste trabalho são abordados os desafios enfrentados pelos professores do Ensino Fundamental perante o contexto de repentinas e abruptas mudanças causadas pela pandemia do Covid-19, a qual desencadeou uma série de modificações nos modos das práticas de ensino, principalmente da relação aluno/professor através do ensino remoto. Este trabalho teve como objetivo verificar e explicitar os principais desafios enfrentados por estes professores na implementação e manutenção do ensino remoto por meio das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação em meio à situação de pandemia. Para traçarmos um panorama desse contexto, foi desenvolvido e aplicado um questionário on-line a 35 docentes atuantes na cidade de Araruna- PB, obtendo 31 respondentes. A fim de conhecer as opiniões destes professores a respeito do uso dessas tecnologias durante esse processo. Ao longo das análises dos dados desta pesquisa, ficou perceptível que o ensino remoto por meio dessas tecnologias não se mostra integralmente eficaz devido a uma série de fatores, que vão desde o despreparo dos professores quanto ao uso das tecnologias até a heterogeneidade de disposição de recursos tecnológicos entre os alunos.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.