A formação do professor de computação e informática no âmbito da pesquisa: experiência em programa de iniciação científica para a educação a distância

Silva, Gustavo Fidelis da

Resumo

A narrativa de formação do professor de informática do curso de licenciatura em computação e informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba IFPB na modalidade a distância campus Cajazeiras é colocada em evidência neste trabalho, a partir dos resultados de um projeto de pesquisa de iniciação científica desenvolvido entre os anos de 2020 e 2021 que teve como título Narrativas de formação docente no (per)curso de formação de professores de Computação e Informática Do IFPB-Ead. O objetivo deste texto é, portanto, apresentar os resultados do projeto de pesquisa dentro de uma perspectiva reflexiva que toma a formação do professor de computação e informática no âmbito da educação a distância do IFPB. Trata-se, pois, de uma pesquisa narrativa, relato de experiência, sustentada por uma revisão bibliográfica que recorre a textos referentes à formação e saberes do professor, assim como as reflexões decorrentes dos resultados do projeto de pesquisa vinculado do PIBIC EaD. O trabalho evidenciou que a pesquisa com narrativas de professores tem relevância para o processo de formação docente, pois não só permite compreender profundamente as experiências e práticas dos licenciados, mas também promove a autoformação do próprio pesquisador/licenciando, o que contribui para o desenvolvimento de um saber educativo que está em constante construção.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.