Uma análise dos trabalhos sobre lúdico no ensino de Química presentes nos anais do Congresso Nacional da Educação

Pereira, Jorge Luís dos Anjos

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo investigar os trabalhos publicados no Congresso Nacional de Educação (CONEDU) que abordem a temática do lúdico no ensino de Química. O ensino de química vem se inovando cada vez mais, saindo do método tradicional, desenvolvendo jogos com ferramenta didática para facilitar o ensino dos conceitos químicos, possibilitando a efetivação de uma aula que gere interesse e que seja divertida para os educandos. O CONEDU, evento que acontece anualmente, tem por intuito promover conhecimentos e troca de saberes entre professores e alunos, das mais diversas áreas da Educação. Foi realizado um levantamento bibliográfico nos anais do VII ao IX CONEDU (promovidos entre os anos de 2021 a 2023), utilizando-se de palavras-chaves como “lúdico”, “lúdica”, “ludicidade”, “jogo”, “gamificação” e “game”. Os trabalhos foram organizados nas categorias: unidade federativa da instituição de filiação dos autores, conceitos químicos abordados, série e nível de ensino de aplicação do jogo (caso se aplique), tipo de jogo e ano de publicação. De modo geral, com base nos trabalhos analisados no CONEDU, podemos perceber um crescente interesse no lúdico no ensino de Química nos últimos três anos, através de trabalhos de revisão bibliográfica ou investigações, sobre a temática e o desenvolvimento de atividades lúdicas para aplicações nos mais diversos níveis de ensino. Via de regra, os autores apontam para as vantagens do lúdico no ensino de Química, como, motivacional ao estudo, aulas mais dinâmicas e possibilidades de efetivação de uma aprendizagem mais significativa.

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