Relatos de experiência do estágio supervisionado: da teoria à prática na formação do professor de computação e informática do IFPB EaD
Lucena, Fagner Silva
Resumo
Este trabalho tem por objetivo refletir sobre o processo de formação do professor a partir do relato de experiência estágio supervisionado do Curso de Licenciatura em Computação e Informática em EaD, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB. Os estágios supervisionados de observação e de regência foram realizados na Escola Municipal de Ensino Fundamental Aristides Hamad Timene, na cidade de Patos - PB, as experiências nos estágios se dão por meio do cumprimento da legislação educacional para formação do professor. A observação e a regência no campo de estágio deram-se nos anos finais do ensino fundamental II do 6º ao 9º ano. O trabalho está norteado com base na seguinte pergunta: qual a relevância do estágio supervisionado para a vida acadêmica e profissional do aluno do curso de Licenciatura da Computação e Informática? A metodologia adotada deu-se a partir de estudos dos autores que deram subsídio para a construção da literatura teórica, além da experiência prática adquirida no decorrer do estágio supervisionado, que consolidou na reflexão sobre a importância do conhecimento teórico para uma prática exitosa dentro do universo das turmas em atividade. Os resultados apontaram que o professor licenciado em computação e informática possui uma grande relevância na escola, pois propicia o uso de tecnologias capazes de gerar inovações no processo ensino-aprendizagem, bem como no gerenciamento de projetos que envolvam a utilização de hardwares e/ou softwares, disseminando conhecimentos capazes de orientar da melhor maneira o uso das tecnologias nas salas de aula.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.