Ativismo de consumidores da geração Z: implicações da irresponsabilidade socioambiental de restaurantes na orla de João Pessoa

Melo, Arthur Arruda

Resumo

Desde o final do século XX, tem havido muita discussão em todo o mundo sobre a relação entre as empresas e as mudanças climáticas, bem como sobre os diferentes impactos negativos, poluição e danos ao meio ambiente causados pelo setor produtivo. Nesse sentido, a sociedade passou a exigir mais das empresas quanto à sua responsabilidade socioambiental. Um dos casos ocorridos no ano de 2024 na cidade de João Pessoa, na Paraíba, foi a multa de diversas empresas do setor de alimentação situados na região litorânea da cidade por despejo ilegal e incorreto de esgoto no mar, deixando trechos de praias impróprios para banho, afetando o lazer e o turismo na cidade. Esta pesquisa consiste em analisar o ativismo dos consumidores da Geração Z, representado pelos jovens de 15 a 29 anos, em relação às suas percepções quanto aos impactos negativos da irresponsabilidade socioambiental dos restaurantes e quiosques da orla de João Pessoa. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa de campo, de natureza aplicada, descritiva, exploratória e com abordagem quanti-qualitativa. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário com 16 questões, sendo 14 fechadas e 2 abertas, que foi aplicado a 124 jovens no mês de agosto de 2024. Os resultados indicam que a Geração Z de João Pessoa demonstra interesse em empresas que se engajam em causas socioambientais e muitos desses jovens chegaram a boicotar empresas que realizaram alguma atividade ilegal ao meio ambiente na cidade, sendo a maioria desses cancelamentos dado de forma virtual (por meio do compartilhamento de notícias negativas), mas também ocorreram boicotes ao consumo (no sentido de deixar de frequentar estabelecimentos comerciais multados por eventos que afetaram diretamente as regiões litorâneas da cidade). Esses jovens também consideram muito importante a opção de ter embalagens e produtos biodegradáveis oferecidos pelas empresas alimentícias. Por fim, o estudo traz conhecimentos teóricos sobre assuntos como marketing e causas verdes, responsabilidade socioambiental corporativa e ativismo do consumidor, além da análise prática do estudo, que permitiu a identificação do ativismo dos jovens junto às empresas da cidade de João Pessoa.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.