Jogos didáticos no ensino de química na Educação de Jovens e Adultos (EJA): uma revisão bibliográfica

Zuza, Francisca Amanda Gouveia

Resumo

Acredita-se que ensinar Química em turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) deve ser um desafio e/ou uma grande aventura, dependendo da compreensão que o professor tenha sobre como ensinar essa disciplina a um público que em geral passou muito tempo ausente da escola, na fase da infância e adolescência, retomando os estudos apenas na fase adulta. Pensando assim, escolheu-se esse tema na perspectiva de compreender como os jogos didáticos em Química podem auxiliar na aprendizagem dos estudantes da EJA: sendo esse o objetivo geral da pesquisa. Esse estudo trata- se de uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo e descritivo. As buscas foram realizadas nas bases de dados do Portal dos Periódicos Capes abrangendo os períodos de 2017 a 2024, sendo usado o buscador associado ao operador booleano AND e relacionando-o com os descritores: jogos and Química and Educação de Jovens e Adultos. Foram encontrados 8 artigos, mas apenas 4 foram selecionados por serem considerados que estavam mais alinhados ao interesse da pesquisa que se pretendia trabalhar. A partir desse estudo, pode-se chegar à conclusão que os jogos didáticos desempenham um papel essencial no ensino de Química na Educação de Jovens e Adultos (EJA), proporcionando uma abordagem teórica e prática, buscando facilitar a aprendizagem dos estudantes, permitindo que, muitos dos quais têm trajetórias educacionais interrompidas, reconectem-se com o conhecimento científico de forma significativa, ajudando-os a superar desafios relacionados à abstração dos conceitos químicos. Essa conexão entre teoria e prática é vital para transformar o aprendizado em uma experiência tangível e relevante para vida acadêmica do estudante.

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