Um motor de Jogos 2D em Typescript

Ferreira, Murilo de Oliveira

Resumo

Os jogos digitais são um tópico bastante discutido e seu impacto no mundo é fácil de ser percebido. Os jogos criaram o termo “gamificação”, que é usado para se referir ao uso de elementos do design de jogos fora do contexto de jogos. A aplicação desses elementos tem como objetivo aumentar o engajamento e motivação das pessoas em relação à alguma atividade. Entretanto, o uso da gamificação não é a única forma de aumentar o engajamento que os jogos trouxeram. Os jogos em si também são usados para o mesmo propósito, sendo usados como ferramentas para ensinar algo. Além disso, também é comum o desenvolvimento de jogos como forma de motivar estudantes a aprenderem programação, pois a criação de um jogo pode incentivar essas pessoas a procurar formas de fazerem o que o seu jogo precisa. Isso se deve ao fato de que boa parte dos programadores já tem interesse pelo seu desenvolvimento. Existem várias formas de se aprender programação desenvolvendo jogos. No entanto, algumas ferramentas têm limitações em relação ao que pode ser desenvolvido e outras são complexas, o que dificulta a implementação do que o usuário quer. Para a solução desse problema, este trabalho propõe a criação de um motor de jogos que é simples de usar, fornece muitos dos recursos necessários para o desenvolvimento de jogos e permite ao programador criar as suas próprias funcionalidades para adicioná-las a ferramenta, dessa forma, facilitando a criação de jogos e também provendo um ambiente em que os usuários possam aprender programação criando um jogo.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.