Figure engine: uma biblioteca para prototipação de jogos com typescript

Sousa, Daniel de Oliveira

Resumo

O desenvolvimento de jogos é um ramo de tecnologia crescente no Brasil. O número de empresas deste segmento vem subindo e, com isso, a quantidade de jogos produzidos também. Segundo a Pesquisa da Indústria Brasileira de Games, de 2022, realizada pela AbraGames, de 2018 para 2022 o número de estúdios desenvolvedores de jogos havia passado de 375 para 1009. A produção desses softwares pode ser realizada por meio de código puramente ou, mais frequentemente, com o auxílio de motores, que são ferramentas especializadas em ajudar no seu desenvolvimento. Tendo em vista que alguns motores, por serem muito complexos, impossibilitam que desenvolvedores interessados possam definir detalhes já abstraídos, fazendo com que eles tenham que criar seus próprios motores, esse trabalho propõe um motor de jogos que é simples o suficiente para permitir seu uso e sua customização por esses desenvolvedores. O motor proposto foi implementado em Typescript para possibilitar o seu uso em uma variedade de dispositivos com acesso a navegadores web e foi disponibilizado sob licença de código aberto para permitir que os desenvolvedores interessados possam usá-lo ou estendê-lo livremente de acordo com suas necessidades.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.