SEQUÊNCIA FEDATHI: INTERVENÇÃO EM ESTATÍSTICA APLICADA NO CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO

Rivera y Rivera, Edward Bernard Bastiaan de

Resumo

Este artigo propõe uma intervenção pedagógica na forma de Projeto de Aprendizagem (PA), com carga de 15 horas, para o componente curricular de Estatística Aplicada na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), eixo de Gestão e Negócios, para o Curso Técnico em Administração, utilizando a linguagem R como recurso potencializador da aprendizagem. A fundamentação teórico-conceitual situa-se em Freire (1996) em relação à valorização da investigação, diálogo e criticidade; Ausubel (2002), no qual conhecimentos prévios (“subsunçores”) se articulam com novos saberes na estrutura cognitiva para a aprendizagem significativa; e na incorporação das críticas de Libâneo (2022) acerca da adoção mecânica das “metodologias ativas” quando dispositivos de mera solução imediata de problemas, prescindindo do devido desenvolvimento cognitivo-conceitual. O embasamento metodológico para elaboração do PA fundamenta-se na Sequência Fedathi (SF) que, visando a melhoria do ensino, especialmente nas ciências exatas, busca percorrer etapas análogas às de um matemático, contemplando ações de exploração, avaliação, identificação e correção de erros, discussões e ajustes, promovendo-se a aprendizagem colaborativa e significativa. Para o desenvolvimento do PA, aplica-se a ferramenta mapa conceitual (MC) promovendo ajustes de subsunçores (“reconciliação integrativa”) com produção e assimilação de novos conceitos, adequada em contextos em que o uso da linguagem não linear é mais flexível e efetivo na comunicação, como nesta intervenção pedagógica. Assim, as inovações prático-conceituais voltadas ao ensino de Estatística Aplicada na EPT fomentam o amadurecimento de competências analíticas, bem como incentivam o pensamento crítico, a autonomia e o envolvimento ativo dos estudantes ao longo do processo de aprendizagem. Os resultados fornecem uma estrutura interventiva à práxis educativa significativa e colaborativa, integrando SF-PA com uso da ferramenta MC no design interventivo, em que os alunos são capazes de escolher por si mesmos as fontes de dados, localizarem as informações que buscam e gerarem conteúdos que outras pessoas possam consumir, interpretar e analisar criticamente, promovendo um movimento contínuo de troca, colaboração e enriquecimento do conhecimento. Essa abordagem fortalece o desenvolvimento da autonomia e do pensamento crítico, permitindo aos alunos explorarem soluções, aplicarem e construírem conhecimentos de maneira mais profunda e contextualizada.

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