Níveis de atividade física habitual entre alunos de escolas públicas e privadas na cidade de Sousa - PB

Sabino, Maria Débora dos Santos

Resumo

A atividade física pode ser definida como qualquer movimento corporal que consiste em gasto de energia acima do nível de repouso, visando proporcionar uma boa qualidade de vida para os indivíduos. Este estudo teve como objetivo analisar e comparar os níveis de atividade física dos escolares da cidade de Sousa-PB. O mesmo foi composto por 193 estudantes, com idade entre 14 e 18 anos, de ambos os sexos e foi realizado em duas escolas, sendo uma da rede privada de ensino (56,5%) e outra da rede pública (43,5%). Ao coletar os dados através do Questionário de Atividade Física Habitual e analisá-los através do aplicativo Epi Info, foi possível constatar que os alunos da rede privada possuem um maior nível de atividade física. Dos alunos classificados como muito ativos, 58,02% pertencem à esta instituição de ensino, enquanto 41,98% pertencem à rede pública. Quando comparados por sexo, entre os alunos considerados muito ativos, 64,20% são do sexo masculino, enquanto 35,80% são do sexo feminino. Comparando as turmas de cada rede de ensino entre si, os alunos do 1° ano da rede privada possuem o maior percentual de alunos muito ativos, sendo 52,5% deles. Enquanto no 2° ano, 38,71% da turma foram classificados como muito ativos e no 3° ano 36,84%. A pesquisa sugere que é necessário desenvolver programas que incentivem a prática de atividade física, principalmente nas escolas, desta forma, melhorando a qualidade de vida dos alunos e prevenindo problemas de saúde associados.

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