Implantação de hortas escolares com tecnologias agroecológicas

Lima, Jéssica Pedrosa de

Resumo

O crescimento populacional e o processo de urbanização comprometeram o acesso a alimentos naturais e impulsionaram o aumento do consumo de alimentos industrializados, que acarretam diversos danos à saúde humana e à qualidade de vida. Nesse contexto, a busca por hábitos saudáveis e a valorização da educação ambiental têm ganhado cada vez mais destaque, e as hortas escolares se apresentam como uma ferramenta essencial nesse processo. Elas promovem a conscientização sobre a produção de alimentos saudáveis e sustentáveis, além de incentivar a formação de bons hábitos alimentares entre os estudantes. O objetivo deste trabalho foi relatar a experiência da implantação de hortas em ambientes escolares utilizando tecnologias agroecológicas, como uma ferramenta didático-pedagógica para aprofundar discussões e reflexões sobre temáticas transversais à educação tradicional, como saúde, alimentação e educação ambiental. As hortas também funcionaram como laboratórios vivos, permitindo a aplicação prática dos conhecimentos abordados nos componentes curriculares obrigatórios, dentro de uma perspectiva interdisciplinar. O trabalho foi realizado na Escola Municipal Júlia Maria de Carvalho e Silva, localizada na zona urbana do município de Marizópolis. O plano de ação foi dividido em três etapas: visitas de socialização; planejamento e construção do módulo de produção; e capacitações. A conclusão das atividades demonstrou um impacto positivo na interdisciplinaridade e nas relações entre todos os envolvidos, promovendo vivências que auxiliaram na fixação de conteúdos e reflexões sobre sua aplicação prática, incentivou o interesse na produção de alimentos dentro da escola e fortaleceu a conexão dos alunos com o meio ambiente, destacando a importância da educação ambiental, bons hábitos alimentares, e práticas sustentáveis para a redução de resíduos e agroquímicos. Também teve um impacto significativo na formação dos estudantes do IFPB, permitindo que aplicassem os conhecimentos adquiridos em sala de aula e sendo uma oportunidade para valorização do profissional da agroecologia.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.