Comportamentos de risco à saúde em escolares do ensino médio: uma análise de rede complexa

Macena, Isabel da Costa

Resumo

O objetivo do estudo foi investigar os comportamentos de risco à saúde entre adolescentes escolares do ensino médio com a utilização da análise de rede. Para tanto, foi conduzido um estudo descritivo com 250 escolares (idade: 16,6 ± 1,2 anos; 66,8% meninas) do Instituto Federal da Paraíba, campus Sousa. Foram avaliados os seguintes comportamentos de risco à saúde por meio do questionário da Pesquisa Global de Saúde Escolar. As frequências observadas foram calculadas em porcentagem e os intervalos de confiança (IC) bootstrap de 95%. A topologia e as variáveis de centralidade da rede, foram geradas no programa Jeffrey's Amazing Statistics Program (JASP) e evidenciou que a atividade física moderada a vigorosa apresentou um alto valor de influência esperada (1,674), mostrando seu potencial de impactar outros nós da rede. O consumo de nicotina foi caracterizado por um valor elevado de proximidade (0,968) e também de influência esperada (1,935), indicando sua facilidade de acesso e capacidade de influenciar outros. Já o consumo de drogas ilícitas se destacou com altos valores de intermediação (2,924), proximidade (2,325) e força (2,471), o que reflete seu papel central nas interações da rede e sua relevância na dinâmica geral. Conclui-se que o consumo de drogas ilícitas e nicotina são os principais comportamentos de risco à saúde entre os adolescentes, influenciando fortemente outros comportamentos. Em contraste, a atividade física moderada a vigorosa (AFMV) desempenha um papel relevante dentro da rede apesar de não ser um comportamento de risco. Essas descobertas sugerem que as intervenções devem integrar estratégias que abordem a interconexão entre comportamentos de risco e promovam a conscientização sobre os perigos do consumo de drogas ilícitas e nicotina, enquanto implementam programas preventivos e de promoção da saúde nas escolas para melhorar o bem-estar e a qualidade de vida dos adolescentes.

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