Consumo de smartphones: uma análise comparativa cross-cultural Brasil e Portugal
Gomes, Emily Daniely de Lima
Resumo
Com a crescente utilização dos smartphones nos dias atuais, esta pesquisa tem como objetivo analisar as diferenças e semelhanças no consumo de smartphones entre Brasil e Portugal, verificando os fatores culturais, comportamentais, tecnológicos e sociais que influenciam as escolhas desses aparelhos em cada país. A metodologia utilizada foi de abordagem quanti-qualitativa, utilizando um questionário misto aplicado a 314 participantes, sendo 167 brasileiros e 147 portugueses e as respostas foram analisadas quantitativamente por meio de gráficos e qualitativamente por categorização. O estudo revelou que os consumidores brasileiros priorizam custo-benefício e funcionalidades inovadoras, enquanto os portugueses valorizam durabilidade e simplicidade e o preço tem peso na decisão de compra, mas sua influência varia conforme a renda e os hábitos de consumo de cada país. Ainda sobre o preço, no Brasil, muitos consumidores parcelam a compra para conseguir modelos mais caros, enquanto em Portugal a escolha tende a ser mais planejada. Além disso, a Apple e a Samsung são as marcas que continuam sendo as mais desejadas, mas as opções mais baratas, como a Xiaomi, estão ganhando popularidade e as redes sociais e opiniões de amigos e familiares influenciam bastante na decisão de compra, principalmente no Brasil.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.