Por um currículo decolonial: reflexões sobre etnomatemática e africanidade na educação matemática

Santos, Nágila Maria Nogueira

Resumo

O presente trabalho consiste no estudo da etnomatemática e no reconhecimento dos saberes quilombolas no ensino de matemática, a fim de repensar um currículo crítico que valorize a interculturalidade, promovendo o respeito às mais variadas culturas. A descolonização do currículo é um movimento que visa desconstruir práticas e conteúdos herdados do período colonial, que ainda estão enraizados no sistema educacional. O estudo sobre a etnomatemática e o reconhecimento de saberes quilombolas ou indígenas no ensino de matemática implica na valorização destes como epistemologias importantes para o reconhecimento dos saberes locais. Foram utilizados alguns autores importantes como norteadores e âncora para o presente trabalho. A partir dos conceitos etnomatemáticos de Ubiratan D’Ambrósio (2005; 2009; 2018) e dos estudos de descolonização dos currículos e visão etnicoracial de Nilma Lino Gomes, busca-se compreender de que maneira a etnomatemática pode ser utilizada como uma ferramenta para descolonizar o currículo. Neste sentido, o objetivo geral deste trabalho é analisar a relação existente entre o campo da matemática e o ensino de matemática articulado com os saberes afro-brasileiros e quilombolas através do princípio etnomatemático, buscando uma descolonização do currículo de matemática. A metodologia central deste estudo está fundamentada em uma revisão bibliográfica narrativa, com o objetivo de analisar e sintetizar o conhecimento relacionado à etnomatemática, à descolonização dos currículos e à matemática quilombola como um recorte da matemática africana. Por fim, a reestruturação no currículo acadêmico colabora para um ambiente educacional que inclua a etnomatemática, ampliando o conhecimento sobre a diversidade de saberes matemáticos, além de uma formação continuada para os professores de todas as áreas. Dessa forma, é possível promover uma descolonização do currículo escolar, mostrando a relevância desses conhecimentos e resgatando a história dos povos originários do nosso país.

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