Decolonialismo, matemática, mulheres: um estudo de caso na formação inicial de professores
Dantas, Sabrina Estrela de Andrade
Resumo
O colonialismo, através da expansão de territórios, exploração do trabalho e a criação de estados hierarquizados (metrópole e colônia), foi uma importante base que tornou possível a constituição do capitalismo; então mesmo o colonialismo acabando oficialmente, suas ideias se fazem presentes ainda nos dias atuais, impactando os âmbitos político, econômico e cultural da sociedade outrora colonizada - o sistema-mundo moderno/colonial - o que recebe o nome de colonialidade (Quijano e Wallerstein, 1992). A presente pesquisa dialoga com os estudos decoloniais e aborda a invisibilidade feminina na matemática, elegendo como recorte empírico o curso de Licenciatura em Matemática do IFPB - Campus Cajazeiras. Assim, buscou-se problematizar de que maneira a colonialidade atua na formação inicial de professores e professoras e, mais especificamente, procurou-se investigar, através de uma pesquisa qualitativa, se os temas “decolonialidade” e “gênero” são abordados no curso citado. A metodologia deste trabalho se baseou, inicialmente, em uma pesquisa bibliográfica, visando discutir os conceitos de colonização/colonialismo, descolonialismo/decoloniadade, bem como o conceito de gênero e suas implicações na luta feminista por direitos e visibilidade, além de realizar a aplicação de um questionário a 15 alunas do curso sobre os temas anteriormente mencionados. A partir dos dados coletados, concluiu-se que tanto a Colonialidade do Saber quanto a de Gênero, podem ser facilmente observadas na licenciatura através da massiva utilização de conteúdos advindos da Europa comparada com a pouca valorização das matemáticas de outras culturas, bem como por meio do falso reconhecimento histórico dado às mulheres, de tal modo que as mulheres só são apresentadas historicamente, mas suas contribuições não são estudadas nas disciplinas onde se pratica a matemática. Percebe-se então que falta incentivo e até preparo para os professores trabalharem temáticas sociais como gênero e culturas diversas, que tornem as salas de aula espaços decoloniais.
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