FICHAS DE CULTURA E PALAVRAS GERADORAS: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO GRÁFICA DO SISTEMA DE ALFABETIZAÇÃO DE PAULO FREIRE.
Rangel, Adônia Sibele do Nascimento
Resumo
Este artigo visa analisar graficamente as Fichas de Cultura produzidas para a alfabetização de adultos, em específico nas cidades de Angicos (1962) e Brasília (1963), cultivadas pelo educador Paulo Freire. Ele visa explorar a intersecção entre design gráfico e métodos pedagógicos no sistema de alfabetização. Utilizando parâmetros do Design da Informação, o estudo analisa a produção gráfica das fichas de cultura, focando particularmente na forma como a identidade visual das imagens e as palavras geradoras se relacionam. O artigo aborda como as fichas foram projetadas para não apenas apoiar a aprendizagem da leitura e escrita, mas também para promover a reflexão crítica e a conexão com a realidade cultural dos alunos. A pesquisa inclui a análise que cataloga as palavras geradoras com a identidade visual das imagens nas fichas. Essa análise destaca como as escolhas visuais — como cores, formas e representações gráficas — são utilizadas para refletir e amplificar os conceitos associados a cada palavra geradora, demonstrando que a eficácia das fichas de cultura vai além de sua função pedagógica, ao integrar elementos de design que ajudam a contextualizar e enriquecer o aprendizado dos alunos. Partindo do entendimento da necessidade de uma visão detalhada de como a integração entre design gráfico e pedagogia pode otimizar ferramentas educacionais, o artigo evidencia a importância do Design da Informação na criação de recursos que são esteticamente organizados e pedagogicamente eficazes.
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