Uso das tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino de química: análise sistemática da produção científica na revista química nova na escola
Pereira, Gizllayne dos Anjos
Resumo
Há muito tempo a Química traz consigo uma fama enraizada de disciplina de difícil compreensão. Considerando a sociedade moderna e os avanços tecnológicos, o ensino de Química poderia se beneficiar da inserção de alternativos recursos pedagógicos, como agregar o uso da tecnologia em sala de aula. O objetivo dessa pesquisa é apresentar de forma detalhada o uso e a inserção das Tecnologias Digitais de Informação e comunicação (TDICs) no ensino de Química. Foi realizada uma revisão bibliográfica na revista Química Nova na Escola, utilizando para a busca os descritores “TDIC”, “APLICATIVO” e “TIC” e abrangendo o período entre os anos de 2014 à 2024. Após filtragem, foram selecionados 20 trabalhos que, após leitura detalhada, foram organizados segundo alguns critérios como: o assunto abordado, modalidade de ensino, áreas de Química e conceitos químicos abordados. Buscou-se trazer nessa pesquisa a importância da inclusão de outras ferramentas pedagógicas no ensino de Química, em especial o uso das TIDCs que, segundo os resultados observados, são recursos pedagógicos que possibilitam aos alunos um aprendizado aprimorado e tem o potencial de desmistificar a dificuldade percebida ao longo dos anos pelos discentes da disciplina, tornando o ensino mais prazeroso e eficaz no cotidiano.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.