Uma análise cienciométrica sobre a educação em química verde nos anais de eventos da área de educação em ciências/química

Queiroz, José Guilherme Gomes

Resumo

A Química Verde (QV), estruturada em 12 princípios, busca reduzir ou eliminar o uso e a geração de substâncias nocivas à humanidade e ao ambiente. No contexto educacional, essa filosofia verde está relacionada ao desenvolvimento de competências e habilidades que auxiliam na investigação e na intervenção em questões sociais, tecnológicas e ambientais. O presente estudo objetivou mapear os trabalhos publicados sobre a Educação em Química Verde (EQV) nos anais do Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ); da Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química (RASBQ); do Simpósio Brasileiro de Educação Química (SIMPEQUI); e do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) por meio de uma análise cienciométrica, fundamentada nas leis de Lotka e de Zipf. Com o uso dos descritores “verde” e “green”, foram identificados 373 trabalhos nos quatro eventos investigados. Após um processo de análise documental, foram selecionados 126 estudos relacionados à EQV, sendo os primeiros registros a partir de 2006. Mapeou-se as publicações nos quatro eventos analisados, as universidades e regiões brasileiras com maior produção, os títulos e palavras-chave mais frequentes, e os pesquisadores mais produtivos na área. Concluise que, embora haja um aumento na produção nacional, são necessárias mais investigações e publicações para expandir a EQV.

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