ANÁLISE SEMIÓTICA DE BACURAU: uma nova representação do nordeste brasileiro no cinema
Moura, Will Robson Ramos da Silva
Resumo
O nordeste brasileiro é um extenso território onde abriga uma rica diversidade cultural, lugar com grande potencial para suas nuances serem exploradas pela indústria cinematográfica. Porém, segundo Andrade (2008), essa região por muitos anos vêm sendo retratada de forma estereotipada, com foco na imagem de que o nordeste é sinônimo de seca. A capacidade de construção de narrativas visuais e simbólicas do cinema é importante para a compreensão e ressignificação desse processo de representação do nordeste, e a semiótica é essencial para entender como esses signos operam. Este artigo propõe-se a analisar o uso da semiótica em filmes nordestinos para a representação do nordeste, com o intuito de compreender a autenticidade desta representação, tendo como alvo de análise Bacurau (2019). Assim, foi feita uma pesquisa bibliográfica a fim de identificar os principais signos que marcam o nordeste. Através da metodologia de análise semiótica de imagem de Joly (1996) como ferramenta principal de análise, conclui-se que Bacurau (2019) desconstrói estereótipos e apresenta uma perspectiva contemporânea do cenário nordestino.
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