Metodologias ativas no ensino integrado e no ensino superior de medicina veterinária: oficina de avaliação da classificação e morfologia de folículos pré-antrais de equino

Silva, Jordana Marina Nunes

Resumo

As Metodologias ativas são um conjunto de atividades organizadas, onde os estudantes tornamse componente ativo no processo de aprendizagem, utilizando estratégias pedagógicas que estimulam a busca e a produção de conhecimento e análise de problemas. Essas estratégias metodológicas podem desempenhar um papel fundamental relacionado a construção de conhecimentos acerca da aplicação de biotecnologias relacionadas à reprodução equina, as quais geram alta empregabilidade. O presente trabalho teve como objetivo a aplicação de metodologias ativas com aos discentes do curso de Bacharelado de Medicina Veterinária (6º semestre, matriculados na disciplina de Fisiopatologia da Reprodução), bem como durante as aulas de Ciências Biológicas dos alunos do 2º e 3º anos do ensino médio integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). Foram abordados os conteúdos sobre Morfofisiologia do ovário das fêmeas domésticas, Foliculogênese, função folicular, população, quiescência e ativação folicular. Destino final dos folículos (ovulação ou atresia folicular) e objetivos da manipulação de tecido ovariano. O planejamento utilizado no decorrer das aulas possuiu uma abordagem teórico-prática com o uso de metodologias ativas, em forma de treinamento, permitindo a fixação do aprendizado acerca da identificação das classes e morfologia foliculares em tecido ovariano. Durante a atividade prática de visualização dos folículos em lâminas histológicas, percebemos que a grande maioria, considerou a avaliação de Metodologias Ativas boa, muito boa, ou ótima, com aceitação acima de 60% dos participantes. Conclui-se que a utilização de metodologias ativas reforça a importância da aplicação de conhecimentos sobre uma perspectiva didática para a formação de discentes capacitados ao mercado de trabalho.

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