Indicadores de vulnerabilidade psicológica e de satisfação com a vida em estudantes de medicina veterinária

Silva, Joseane Evangelista da

Resumo

A vida acadêmica é um momento de transição que envolve alto estresse e risco de transtornos mentais. Experiências acadêmicas, mudanças e ambientes podem deixar os estudantes vulneráveis. Nesse contexto, a atenção à saúde mental é essencial para o desenvolvimento acadêmico e profissional, promovendo bem-estar e qualidade de vida. O objetivo deste estudo foi analisar os indicadores de vulnerabilidade psicológica (estresse, ansiedade, depressão e burnout) e a satisfação com a vida de estudantes de Medicina Veterinária do IFPB, campus Sousa. Foi aplicado um questionário a 100 estudantes. Os instrumentos utilizados foram o formulário sociodemográfico, a Escala de Burnout de Maslach, a Escala de Estresse, Ansiedade e Depressão (versão reduzida) e a Escala de Satisfação com a Vida. Também foram coletadas características sociodemográficas, além de analisar as relações entre burnout, estresse, ansiedade, depressão e satisfação com a vida. Os dados foram analisados com o Software Estatístico para as Ciências Sociais (SPSS; versão 25). Os resultados mostraram que os estudantes apresentaram níveis intermediários de burnout acadêmico (M = 3,47; DP = 1,11), estresse (M = 1,64; DP = 0,77), ansiedade (M = 1,18; DP = 0,91), depressão (M = 1,31; DP = 0,99) e satisfação com a vida (M = 3,97; DP = 1,27). O burnout correlacionou-se positivamente com ansiedade (r = 0,48), depressão (r = 0,62) e estresse (r = 0,48), e negativamente com a satisfação com a vida (r = -0,51). Concluiu-se que, apesar da rotina intensa, os estudantes estão satisfeitos com sua escolha de curso.

Citação

Artigo Completo

Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.