APRENDIZAGEM BASEADA EM JOGOS: UMA ABORDAGEM DOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.
Santos, Thámara Mayni da Silva
Resumo
Atualmente, a educação ainda apresenta traços de um ensino tradicional, onde o professor é o centro da aprendizagem e os alunos tomam o posicionamento de ouvintes passivos. Como consequência dessa forma de ensino, os alunos tendem a perder o interesse nas aulas e nos conteúdos apresentados, podendo ocasionar até evasão escolar. Por meio das metodologias ativas, esse cenário pode ser modificado, trazendo os alunos para o centro da aprendizagem e tornando-os protagonistas do seu processo de aprendizagem. Além disso, as Metodologias Ativas de Aprendizagem (MAA), que são métodos aplicados ao lecionar um conteúdo, a fim de proporcionar uma participação mais ativa dos discentes, tornando-os o centro da aprendizagem, podem abordar diversas temáticas, como os Objetivos de Desenvolvimentos Sustentável (ODS) que será temática abordada no presente trabalho. Com isso, através de uma pesquisa experimental com abordagem qualitativa, utilizando a aprendizagem baseada em jogos, o objetivo principal deste trabalho é identificar a influência do jogo sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como recurso pedagógico na aprendizagem e participação dos alunos em sala de aula. Através da aplicação deste projeto, observou-se que os resultados obtidos destacaram que a participação, colaboração, pensamento crítico e aprendizagem dos alunos foram mais desenvolvidas a partir da aplicação do jogo, explorando assim habilidades e novos conhecimentos. Por isso, é de suma importância que trabalhos como este sejam elaborados e aplicados, para que cada vez mais a educação e formação dos discentes sejam marcantes e proveitosas.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.