O ensino de matemática numa perspectiva integradora entre a álgebra, a geometria e a aritmética
Falcão, Ana Letícia Araújo
Resumo
O ensino da Matemática, muitas vezes fragmentado em conteúdos e tópicos isolados, diĄculta a construção de uma visão mais ampla da disciplina e duas aplicações. Diante desse cenário, este trabalho investiga como a integração da Álgebra, Geometria e Aritmética podem trazer frutos positivos para o ensino da disciplina, e consequentemente, para a aprendizagem dos alunos. Utilizando uma abordagem qualitativa e a metodologia de pesquisa-ação, analisamos a percepção de licenciandos em Matemática sobre estratégias pedagógicas que promovam essa conexão. Foram desenvolvidas e aplicadas propostas didáticas baseadas no uso de materiais manipulativos e na resolução de problemas, explorando conceitos como o Teorema de Pitágoras, Produtos Notáveis e funções quadráticas. Os resultados apontam que a abordagem integrada facilita a visualização e a compreensão dos conceitos matemáticos, promovendo um aprendizado mais dinâmico e contextualizado. Concluímos que o ensino integrador contribui para a formação de professores mais preparados e para o desenvolvimento de estudantes com uma visão mais ampla e coesa da Matemática.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.