Reflexões sobre a história da moeda no ensino de matemática: um relato de experiência
Feitosa, Victoria Ferreira
Resumo
O dinheiro está presente no cotidiano de forma constante, seja fisicamente, como papel-moeda, ou digitalmente, como o Pix. No entanto, a compreensão sobre a sua evolução histórica e os significados que carrega ao longo do tempo ainda é pouco abordada nas práticas escolares. Diante disso, este trabalho tem como tema a história das moedas e como elas podem ser trabalhadas pedagogicamente. Parte-se do seguinte problema: qual a importância de estudar a trajetória das moedas para os estudantes do Ensino Fundamental? O objetivo geral é compreender o uso da moeda ao longo do tempo e suas implicações na sociedade, promovendo uma análise crítica por meio da interdisciplinaridade entre História e Matemática, com ênfase na Educação Financeira e no que propõe a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A fundamentação teórica foi construída por meio de revisão bibliográfica, considerando fontes acadêmicas, materiais históricos e documentos oficiais, com destaque para a história da moeda e sua relação com a Educação Financeira. Em seguida, realizouse uma experiência didático-pedagógica durante a Semana da Educação Financeira, com a atividade “Feira do Aluno Empreendedor”, desenvolvida na Escola Municipal Dr. José Dantas Pinheiro (São João do Rio do Peixe – PB), no ano de 2023. A partir da prática, foi possível observar o envolvimento dos estudantes na construção de materiais, pesquisas e apresentações, conectando o conteúdo ao cotidiano. Os resultados demonstram que trabalhar a história da moeda estimula reflexões críticas sobre os contextos históricos, políticos e econômicos que influenciam nossa realidade. Conclui-se que a abordagem do tema amplia o repertório dos alunos e contribui para a formação de cidadãos mais conscientes quanto ao uso do dinheiro, às transformações econômicas e à importância da estabilidade financeira para o futuro das próximas gerações.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.