Acessibilidade pedagógica para estudantes no espectro autista: proposta de livro digital com base no desenho universal para aprendizagem “triângulo retângulo: uma jornada inclusiva na matemática”
Travassos, Aryadne Wynne de Carvalho
Resumo
Este trabalho investiga a aplicação das diretrizes do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) combinadas às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação como estratégia para a promoção da inclusão escolar de estudantes no espectro autista. O objetivo é apresentar o livro digital acessível (LDA) “Triângulo retângulo: uma jornada inclusiva na matemática” que incorpora elementos de acessibilidade para apoiar o ensino de Matemática de forma equitativa e efetiva. A metodologia incluiu uma revisão sistemática sobre DUA e TEA, além do desenvolvimento do LDA em uma plataforma (Book Creator) à luz do DUA (CAST, 2024), implementado pelas diretrizes de acessibilidade digital (W3C, 2023) e pelo Relatório Técnico Científico “Projeto Desenho Universal para a Aprendizagem: implementação e validação do protocolo do livro digital acessível” (Pletsh et al., 2018). Os resultados iniciais sugerem que o LDA fundamentado no DUA pode favorecer a personalização do ensino pelos professores, utilizando recursos multimodais, como vídeos com legendas, imagens com audiodescrição (AD) e atividades interativas que auxiliam no desenvolvimento e na aprendizagem.Conclui-se que, ao adotar as diretrizes do DUA e os princípios de acessibilidade digital, o LDA configura como uma ferramenta pedagógica e inclusiva. Assim, é possível desenvolver um LDA verdadeiramente inclusivo e acessível, que promove a equidade no ensino de Matemática e favorece a participação ativa de estudantes com Transtorno do Espectro Auista (TEA)no processo de aprendizagem.
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