Robótica educacional: um relato de experiência com tecnologias na propulsão de matemática e física
Silva, Ginaldo Ribeiro da
Resumo
A robótica educacional e a linguagem de programação são áreas que têm ganhado cada vez mais importância no ambiente escolar, ainda mais, quando o crescimento das tecnologias educacionais colabora para o desenvolvimento do pensamento computacional. A partir dessa perspectiva, a discussão sobre o tema tem contribuído na construção do aprendizado e do conhecimento interdisciplinar dos estudantes. Partindo desse contexto, este trabalho teve como o objetivo principal, proporcionar o ensino de robótica educacional (RE) para alunos do ensino médio integrado ao curso técnico em informática nas disciplinas de Estrutura de Dados, Computação Gráfica e Lógica de Programação relacionado os conteúdos das disciplinas de Matemática e Física. Para alcançar o seu objetivo, o projeto foi realizado por meio de oficinas de robótica e de programação de computadores desenvolvendo atividades práticas através de uma abordagem interdisciplinar por meio da metodologia ativas baseada em problema, onde os alunos resolvem os desafios de conteúdo das disciplinas de matemática e física por meio protótipagem de robôs e de programação de computadores. Os resultados deste trabalho contribuirão no processo de aprendizagem dos alunos do 1º ano do ensino médio integrado nas disciplinas de base técnica que envolvem os conhecimentos básicos de matemática e física.
Citação
Artigo Completo
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.