Desenvolvimento de um jogo de tabuleiro para o ensino de conceitos sobre evolução
Silva, Erica Caylane Lima da
Resumo
O ensino de evolução apresenta diversos desafios no processo de ensino-aprendizagem, principalmente, por ser uma área da biologia que envolve termos e conceitos complexos que não fazem parte do cotidiano dos discentes. Diante desse cenário, é importante adotar estratégias pedagógicas adequadas e que facilitem o trabalho do docente. Sendo assim, as atividades lúdicas podem contribuir para superar esses desafios. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo geral desenvolver uma estratégia didática lúdica para auxiliar os docentes de Biologia no ensino de evolução, considerando a seleção natural, mutação genética e deriva genética, para o ensino em turmas do ensino médio. Para tanto, foi desenvolvido um jogo de tabuleiro (Fubica) como uma ferramenta educativa para o ensino de conceitos evolutivos. Ele foi confeccionado manualmente utilizando materiais de baixo custo e de fácil acesso, madeira, tinta, tampas de garrafa pet e papel A4. O design das cartas foi criado na plataforma Canva e posteriormente foram impressos. Diante do exposto, nota-se que o jogo possui fácil elaboração e aplicação, permitindo a revisão dos conteúdos durante a sua utilização. Ademais, é uma estratégia lúdica que pode ser desenvolvida em sala tornando o ensino de evolução mais dinâmico e prazeroso.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.