Ensino de evolução biológica por meio de metodologias ativas: propostas de sequências didáticas para o ensino médio
Sousa, Joseane Bruna Virgolino de
Resumo
A maneira de abordar o conteúdo de evolução em sala de aula contribui para a falta de interesse e motivação dos estudantes, é necessário então, inovar o ensino por meio de metodologias ativas que tornem as aulas mais dinâmicas e atrativas, além de facilitar a temática de evolução, as metodologias ativas incorporam ao ensino uma visão contemporânea e potencializadora do processo de ensino-aprendizagem. O objetivo geral deste trabalho foi elaborar sequências didáticas para o ensino de evolução biológica no 3° ano do ensino médio a partir da utilização de metodologias ativas. Buscou-se desenvolver um percurso metodológico em três momentos distintos, iniciando com a revisão bibliográfica, seguido da definição da quantidade de sequências didáticas que seriam elaboradas, e por último a produção destas. Foram desenvolvidas cinco sequências didáticas para o Ensino de Evolução Biológica com a utilização de nove metodologias ativas: cultura maker, aprendizagem entre pares e times, aprendizagem por simulação, aprendizagem baseada em problemas, gamificação, oficina, roda de conversa, sala de aula invertida e pesquisa de campo. Pode-se destacar a relevância da utilização de sequências didáticas no contexto escolar, tornando conteúdos complexos mais simples de serem assimilados pelos discentes, além disso, o uso de diferentes metodologias ativas contribui significativamente no aprendizado efetivo dos mesmos. Conclui-se que as sequências didáticas, enquanto recurso pedagógico, assume um papel imprescindível na aprendizagem do educando, influenciando o trabalho em equipe e o protagonismo estudantil
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.