Implantação de gamificação no ensino-aprendizagem de biologia: uma revisão de literatura
Lima, César Luiz Ferreira
Resumo
Com o desenvolvimento das novas tecnologias, mudanças significativas ocorreram para a Educação do século XXI e, junto, a certeza de que a forma de ensinar nunca mais será a mesma. A revolução tecnológica e a interação frequente com telas, transformou os estudantes deste século. Transmitir conhecimento a juventude atual, sem fazer uso dos benefícios das tecnologias atuais, torna-se inadequado. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo geral, avaliar a importância de se trabalhar com métodos de Ensino Gamificado em aulas de Biologia no ensino médio. E como objetivos específicos, discorrer sobre as metodologias ativas de aprendizagem e seus desafios, destacando a gamificação como uma de suas vertentes, relatar sobre atividades de gamificação já utilizadas com êxito em sala de aula e por fim, refletir sobre os avanços tecnológicos e seus impactos no ensino analisando se a gamificação promove melhoras no rendimento dos estudantes. Para alcançar os objetivos propostos buscou-se desenvolver um percurso metodológico em três momentos distintos, iniciando com a revisão bibliográfica no banco de dados do Google Acadêmico com as palavras chave: gamificação, Biologia, metodologias ativas e ensino médio. Em seguida foi feita a definição dos artigos que seriam relevantes para a pesquisa de acordo com a temática proposta; para isso, critérios seletivos de inclusão e exclusão foram adotados. Por último, a extração dos dados necessários que respondem aos questionamentos levantados. Os trabalhos pesquisados apresentavam em sua essência, relatos de atividades gamificadas que já obtiveram êxito em sala de aula indicando que a gamificação pode promover melhoras no rendimento dos estudantes. Os avanços tecnológicos e seus impactos no ensino, as metodologias ativas de aprendizagem com seus desafios de implementação, também foram temáticas encontradas nessa pesquisa. Com os resultados do estudo, compreende-se que a gamificação como metodologia ativa para o ensino de Biologia se estabelece como uma ferramenta eficaz, visto que os alunos se mostram muito mais engajados e motivados no processo de aprendizagem dos conteúdos desta disciplina.
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