ANÁLISE ESTRATÉGICA DE UMA PEQUENA EMPRESA

Silva, Douglas Lopes da

Resumo

No mundo dos negócios o planejamento estratégico é um fator crucial para o desenvolvimento empresarial, analisando de forma sistêmica tudo aquilo que envolve a empresa e identificando oportunidades para fomentar o seu desenvolvimento. O objetivo desta pesquisa foi analisar o contexto estratégico da empresa Gráfica Mangabeira, com base nas ferramentas de planejamento estratégico, tendo a finalidade de avivar a importância da ferramenta para o segmento e sua aplicabilidade, bem como, os impactos positivos atraídos pela sua utilização. A metodologia se deu por meio de uma pesquisa bibliográfica voltada para a realidade das micro e pequenas empresas, abordando assuntos inerentes a administração estratégica, criando mecanismos para obtenção de dados e informações através de entrevista semiestruturada, realizando uma análise de dados voltada para aplicações de ferramentas estratégicas, além de propor objetivos e metas a serem alcançados em busca de um melhor desenvolvimento. Foi possível concluir que o trabalho corrobora com a execução do planejamento estratégico nas pequenas empresas e o quanto essa análise estratégica proporciona novas reflexões e diretrizes. Demonstrando como resultado a ausência da análise estratégica na Gráfica Mangabeira e ratificando que um planejamento estratégico pode proporcionar diferentes visões e despertar a consciência da constante mudança que o mercado vive em qualquer segmento, contribuindo para um melhor entendimento e desenvolvimento do processo estratégico nas micro e pequenas empresas.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.