Do físico ao digital : desafios e estratégias na implantação do e-commerce em uma loja de materiais de construção

Costa Neto, Manoel Ferreira da

Resumo

A evolução do comércio eletrônico tem sido impulsionada por constantes avanços tecnológicos, que proporcionam maior eficiência operacional para as empresas, personalização da experiência do consumidor e segurança nas transações. Nesse contexto, a digitalização de diversos segmentos, assim como do setor de materiais de construção (MATCON) mostra-se fundamental para garantir a competitividade em um mercado cada vez mais dinâmico. Este estudo de caso teve como objetivo analisar os desafios e estratégias adotados pelo Atacadão Econômico, empresa do segmento MATCON, na implantação de seu e-commerce. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa e exploratória, incluindo análise documental, entrevista com o gestor responsável pelo projeto e observação direta da operação e dos dados de desempenho da plataforma digital. Os principais resultados evidenciam que a implementação do e-commerce possibilitou à empresa expandir sua atuação para regiões anteriormente não atendidas, aumentar o número de clientes cadastrados, com destaque para a chegada de novos perfis de consumidores, e fortalecer sua presença digital por meio de campanhas em redes sociais e plataformas como YouTube e Instagram. Além disso, verificou-se a necessidade de adaptação interna dos processos logísticos, financeiros e de atendimento, além do investimento contínuo em segurança da informação e atualização de estoque para garantir a confiabilidade do site. Por fim, conclui-se que o sucesso do projeto esteve diretamente relacionado ao planejamento estratégico, ao engajamento da equipe e à adoção de estratégias de marketing digital, que foram essenciais para consolidar a presença do Atacadão Econômico no comércio eletrônico e torná-lo mais competitivo no mercado de materiais de construção.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.