A influência da segurança e da experiência do usuário nas preferências de compra em plataformas de e-commerce

Alves, Débora da Silva Theotônio

Resumo

O presente trabalho tem como principal objetivo analisar os fatores que influenciam a decisão de compra no ambiente virtual, com foco na experiência do usuário e na percepção de segurança em plataformas digitais. A pesquisa fundamentou-se em um referencial teórico sobre comportamento do consumidor e fatores que influenciam a decisão de compra no ambiente virtual. Para isso, foi adotada uma abordagem quantitativa e a aplicação de um questionário estruturado online com um público de consumidores que utilizam plataformas de e-commerce. O estudo buscou compreender elementos como a usabilidade, confiança e proteção de dados. Os resultados demonstram que, apesar da praticidade e variedade de produtos atraírem os consumidores, a segurança ainda é um fator decisivo. Além disso, a experiência do usuário, caracterizada pela facilidade de navegação, clareza das informações e suporte, exerce uma forte influência na fidelização do cliente. Dessa forma, o estudo contribui para o entendimento do comportamento do consumidor digital e oferece fatores essenciais para que as empresas aprimorem suas plataformas, com foco em confiabilidade, segurança e qualidade no processo de compra.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.