IFPB Campus João Pessoa: uma análise do Branding institucional a partir do olhar da população

Pereira, Samuel da Silva

Resumo

Este estudo analisa a percepção da população de João Pessoa e região metropolitana acerca da marca do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa, considerando o histórico da instituição, o rebranding ocorrido em 2008 em nível nacional em toda a rede federal de educação e o consequente impacto do marketing institucional no fortalecimento (ou não) de sua identidade. A alteração de nomenclatura e identidade visual, que substituiu denominações consolidadas como CEFET-PB e Escola Técnica pela marca Instituto Federal em 2008, gerou desafios na assimilação e legitimação da nova identidade junto ao público. A pesquisa caracteriza se como de campo, de natureza descritiva, com abordagem quali-quantitativa. Foi adotada amostragem não probabilística por conveniência, abrangendo 239 moradores de João Pessoa e região metropolitana. A coleta de dados ocorreu por meio de questionário estruturado misto, contendo 16 perguntas (14 fechadas e 2 abertas), aplicado online e presencialmente. As respostas foram tratadas por estatística simples e análise de conteúdo. Os resultados indicam que 93,31% dos entrevistados conhecem o IFPB, mas apenas 58,6% tem ciência da mudança do nome CEFET para IFPB. Em relação à identidade visual, 78,7% reconhecem corretamente o símbolo institucional, enquanto 21% não o associam de forma clara à instituição. O IFPB é fortemente relacionado a atributos como qualificação, acessibilidade, gratuidade e inclusão, sendo majoritariamente conhecido por meio de contatos pessoais, como familiares e amigos. A reputação institucional foi classificada como “Excelente” ou “Boa” por 94% dos participantes, e a maioria relatou impacto positivo da instituição em suas vidas ou de conhecidos, sobretudo pela qualidade do ensino e pelas oportunidades oferecidas. Observou-se desconhecimento sobre o significado das cores da marca e a baixa divulgação de premiações conquistadas. Conclui-se que, apesar da imagem consolidada como referência em educação técnica e superior, a marca IFPB ainda enfrenta desafios para ser plenamente legitimada. Recomenda-se a intensificação de ações de comunicação e marketing institucional, reforçando o simbolismo da identidade visual, a divulgação de conquistas e o posicionamento moderno da instituição, de modo a integrar tradição e inovação na percepção pública.

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