Análise das atividades administrativas do Departamento de Gestão de Pessoas do Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB): proposta de melhorias para a eficiência dos processos operacionais
Almeida, João Victor Eleoterio
Resumo
Este trabalho teve como proposta central a de analisar a dinâmica das atividades e das rotinas administrativas do Departamento de Gestão de Pessoas do Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB), dando ênfase no mapeamento de processos, na produtividade e no desenvolvimento dos procedimentos organizacionais do setor. Para isso, foram definidos três objetivos específicos, como analisar os indicadores de produtividade do departamento, entender a metodologia das rotinas administrativas e, por fim, propor melhorias com o intuito de otimizar e aprimorar o andamento dos processos. Assim, a metodologia adotada no presente trabalho foi baseada na pesquisa de campo, aplicada e com abordagem qualitativa descritiva. Além disso, essa metodologia utilizada na pesquisa permitiu a realização dos objetivos e das metas definidas. Com base nos dados e informações geradas a partir da entrevista realizada, é possível definir que os principais resultados obtidos na pesquisa é que o departamento trabalha com eficiência e agilidade nos processos que dependem apenas do setor de desenvolvimento de pessoas e que os trâmites administrativos que precisam transitar em outras áreas do MPT-PB podem sofrer atrasos em função da dependência de outros setores para a finalização de um determinado procedimento. Ainda, a clara falta de padronização de rotinas entre as regionais é um fator determinante, visto que essa ausência de conformidade gera, muita das vezes, o retrabalho de processos simples, a falta de uma comunicação objetiva e estruturada entre a procuradoria-geral do trabalho (PGT) e os líderes de cada departamento causa essa dificuldade na comunicação, o que reflete em todos que fazem parte do MPT. Com base nisso, sugere-se a ampliação do Procedimento Operacional Padrão (POP) que, em primeiro plano, foi desenvolvido com base no processo de contratação de um novo estagiário. Essa expansão do POP funciona por meio da elaboração e desenvolvimento de um manual de orientação de processos, em que contém o fluxo correto de todos os procedimentos administrativos internos e deve funcionar como um guia para todos os servidores. Além disso, é de suma importância manter reuniões regulares e mensais entre a PGT e os líderes de cada departamento, com o principal objetivo de atualizar informações, normas e procedimentos administrativos. Essas reuniões também funcionam como um suporte e direcionamento extra aos servidores com relação ao POP e ao manual de processos. Assim, é possível perceber que essas propostas são um ponto fundamental e uma solução eficiente para o desenvolvimento das atividades e procedimentos organizacionais.
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